Prof.ª Maria Luiza Redentora:

"...Mesmo que para isso tenha que dar minha cara a tapa, e lançar-me na guerra sem armadura,
vou peitar isso tudo mesmo que fique aqui só e insegura..."

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Volta Dos Mortos Vivos

Pois eis que quando eu menos esperava, meu passado sombrio, meu lado negro da força, ressurge mais uma vez. E aproveitando esse meu remergulho no mundo corporativo irei tecer um comentário a cerca do vídeo a seguir.


Ele é um comercial de natal educativo sobre acidentes de trânsito.

Para mim esse é o tipo de comunicação desejável, quando o assunto é educar. O comercial acerta em apostar nas vivências prazerosas, retratadas de forma bem informal, quase caseira. A identificação é direta. E ele continua acertando ao explorar ao longo de cinco minutos, reiteradas vezes, em diversos exemplos, as tragédias que se anunciam. O ponto forte é sem dúvida o que aqui eu vejo como bom, que é o apelo, o argumento emocional do comercial. Nada mais certo do que isso, se o objetivo é de fato conscientizar. Somos seres dotados de razão, mas guiamos nossas vidas através de nossas emoções. Meu único porém no vídeo, é a referência a vigilância da polícia, muito mais pela forma que é tratada, do que pela presença em si. Essa é a única passagem que apesar do tom melo dramático, transparece um argumento extremamente racional: Não faça. Estamos te vigiando. Você será punido. Argumento esse de baixo impacto, a meu ver, já que todos já sabem muito bem os limites legais de teor alcoólico no sangue ao volante. Para mim o que torna o vídeo forte e certeiro é o retrato emocional da vida dos personagens envolvidos e retratados. Muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário